?Foi um ótimo momento para todos nós, pois essa reunião de todos os usuários do CAPs acabou por nos dar uma chance de conhecermos uns aos outros. Essa troca de informação nos traz muita alegria e gera uma confraternização produtiva para o nosso tratamento também?, disse Arisson de Alcântara Santos.
A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal de Juventude e do Esporte (Sejesp), realizou na manhã desta sexta-feira (19), no Parque da Sementeira, a 1ª Gincana do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) planejada especialmente para os usuários com transtorno mentais, atendidos pela Rede Municipal. Apesar da competição esportiva, a intenção da ação não foi a disputa em si, mas a interação social ? fator primordial para a inserção de pessoas com transtornos mentais no trato com situações do cotidiano.
Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Karina Cunha Ferreira, todos os pacientes dos CAPS e das Residências Terapêuticas foram trazidos para a brincadeira. ?Já havíamos realizado gincanas pequenas dentro dos CAPS, mas, ao recebermos o convite da Sejesp para integrarmos este projeto, não pensamos duas vezes, aceitamos de prontidão. Trabalhamos com reabilitação, onde atividades esportivas fazem parte desse processo de cuidado com a saúde. Esta foi a primeira vez que fizemos algo assim e esperamos que a parceria continue em outras edições?, frisou.
O lance foi suar a camisa: corrida de saco, futebol, corrida com limões, Dama Gigante e outras atividades fizeram parte da programação, que incluiu ainda pausa para lanches e conversas. De acordo com o coordenador de Esportes de Inclusão da Sejesp, Luiz Carlo Bossa Nova, a escolha de cada atividade foi decidida pelos próprios pacientes. ?As atividade apresentadas foram escolhidas pelos próprios pacientes e a receptividade do nosso trabalho, por parte deles, foi muito boa. A função da Secretaria Municipal de Juventude e do Esporte é fomentar o esporte para todas as pessoas, independente de questões sociais ou físicas. Competições esportivas são sempre lúdicas e iguala todo mundo?, enfatizou.
Para Elisângela Maria Batista dos Santos, a Gincana teve um sabor especial, pois, pela primeira vez ela pôde conhecer o Parque da Sementeira e interagir com novos amigos. ?Foi bom, deu para distrair a mente. Gosto muito de todas as atividades que são fora do consultório, pois nos sentimos mais livres?, explicou.
Pela sequência de vitórias, o CAPS Liberdade levou a melhor. Em segundo lugar ficou o Jael Patrício. Em terceiro o AD Primavera, em quarto lugar o CAPS David Capistrano e em quinto lugar deu empate entre os CAPS Vida e Arthur Bispo do Rosário.
Fonte: SECOM Aracaju