Quem foi ao mutirão consultas oftalmológicas promovido pela Secretaria da Saúde de Aracaju, nesse sábado (27 de Setembro), elogiou o atendimento prestado. Este é o caso de Antônio Batista dos Santos que trabalha como vendedor de cereais. Batista dos Santos conta que chegou cedo no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do conjunto Augusto Franco. Ele estava com consulta marcada para as 9h, mas foi atendido com uma hora de antecedência. ?O mutirão da Prefeitura foi uma boa iniciativa, me surpreendeu essa forma mais humana de tratar as pessoas. Eu estava pensando que ia ter que fazer a consulta pela rede privada. Para mim é, uma satisfação conseguir a consulta pelo SUS. Foi um ótimo atendimento que recebi e já sai com a receita para fazer um novo óculos?, disse.
A aposentada Maria de Lourdes dos Santos, 72 anos, também contou que após a consulta com especialista saiu com marcação de exames e encaminhamentos que permitirão em breve fazer cirurgia. ?Foi uma ótimo receber a ligação da secretaria convidando para o mutirão de consultas. Me ligaram e eu vim logo, não perdi tempo, estava precisando mesmo dessa consulta. Eu buscava marcar com o posto de saúde porque vinha sentindo dificuldade de enxergar e o olho lacrimejando. Aqui no Cemar os médicos foram muito atenciosos?, afirmou.
Ao lado do vice-prefeito José Carlos Machado, o secretário interino da Saúde de Aracaju, Luciano Paz, conferiu o andamento do mutirão. O vice-prefeito ouviu a população e reforçou que a atividade representa o resgate de um compromisso firmado pela Prefeitura de Aracaju que é melhorar o atendimento na área da saúde.
?Sexta-feira também aconteceu um mutirão de ultrassonografias no bairro Siqueira Campos. Vamos dar continuidade a essas ações para reduzir as filas de espera por atendimentos e melhorar a atenção dada à população de Aracaju seja na marcação de consultas, ou mesmo na realização de exames?, afirmou José Carlos Machado.
Secretário interino da Saúde de Aracaju, Luciano Paz, reforçou que gestão está empenha para que as ações na área da saúde sejam exitosas. ?Nossa intenção é nos próximos mutirões modificar as áreas contempladas com outros exames e procedimentos para melhor atender as diversas necessidades da população. Os mutirões são ações eventuais, a Secretaria da Saúde também trabalha, preparando as unidades para que o cidadão tenha acesso às consultas e exames do SUS, rotineiramente?, explicou.
De acordo com José Soares, coordenador da Rede de Atenção Especializada (Reae), os mutirões seguem acontecendo de maneira planejada. “Nos finais de semana após as eleições mais atividades vão acontecer. Reforçamos que própria Secretária da Saúde entra em contato com pessoas atendidas que são aquelas que já possuem pré-marcação do exame ou consulta feito pelas Unidades de Saúde”, disse.
Fonte: SERCOM Aracaju