Muitos usuários do transporte coletivo estão tendo que realizar uma verdadeira peregrinação para conseguir realizar a recarga do Cartão Mais Aracaju e Escolar. Isso porque os postos de recarga de alguns locais não funcionam ou estão desativados.
A universitária Maria José da Silva se diz indignada com a situação e pede providências. ?Moro em Socorro e tive que fazer uma peregrinação. O posto do terminal Maracaju está fechado, no terminal da Zona Oeste e DIA também. A UFS começou as aulas na segunda e ontem eu tive que fazer uma peregrinação até os terminais para encontrar um posto aberto. Não tem um aviso informando que está fechado e mesmo que tivesse, não pode fechar porque a gente paga imposto?, diz.
A usuária conta ainda que o cidadão que tiver que fazer a recarga tem que se deslocar até a sede do Setransp para conseguir êxito. ?Só tem no Setransp e na UFS, mas e quem não é universitário? E até para ir ao Setransp a gente tem que sair do terminal e depois pagar uma outra passagem. Estão fazendo a gente de cachorro. Isso é um absurdo e não pode acontecer?, reclama.
Essa não é a primeira reclamação de usuários quanto à desativação dos postos de recarga de vale transporte. No próprio site do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), há informação de que o posto de recarga dos terminais Maracaju e Leonel Brizola [Rodoviária Nova] está fechado por tempo indeterminado.
Terminal do Centro
O posto de recarga do Terminal do Centro é um dos poucos que funciona na capital. Por conta disto, usuários têm que enfrentar fila para adquirir a recarga. Os estudantes Lucas Aragão e Hélio Santos são alguns deles. ?Está fechado o posto do DIA e da Rodoviária Nova. A única opção que temos é essa aqui ou o Setransp. Mesmo assim temos que pagar outro transporte?, informam.
Setransp
Através de nota, o Setransp informou que os postos de recarga dos Terminais Leonel Brizola (Rodoviária Nova) e Maracaju, infelizmente foram desativados em decorrência do constante casos de assaltos que têm ocorrido na localidade, colocando em risco a vida das pessoas que comercializam os créditos eletrônicos, e ainda dos próprios usuários na tentativa da validação da recarga.
Já no Terminal do Distrito Industrial, segundo a assessoria, o problema se deve a questões de manutenção na rede elétrica. O setor tem tomado providências para que logo seja reaberto, mas até o momento não há previsão de retorno imediato.
A nota ressalta que o sistema de recarga online foi produzido para facilitar o acesso ao serviço pelo usuário, que podem realizar a atualização das recargas no ônibus ou nos postos de venda. No primeiro caso, só é possível caso o usuário faça uso regularmente dos seus créditos, não existindo recargas de meses posteriores pendentes. Havendo dificuldade de realizar o procedimento a bordo do ônibus, a atualização deve ser feita nos postos de venda em diversos pontos da cidade. Estão em total regularidade os postos no Terminal Fernando Sávio, no CEAC da Rua do Turista, na UFS, na UNIT/ Farolândia, ou na sede do Aracajucard. Já a consulta de saldos pode ser feita no Portal do Usuário.
Fonte: infonet.com.br