V Encontro de Contadores de Histórias de Sergipe acontece em Aracaju

“Os desafios do contador de histórias no século XXI” é o tema do V Encontro de contadores de Histórias de Sergipe, que teve início na manhã de hoje (29). O evento acontece no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória até amanhã (30), às 12h, e conta com a participação de diversos profissionais vinculados às atividades literárias, culturais e educacionais que envolvem a o processo de contação de histórias.

“Todos nós somos contadores de histórias, em quaisquer das profissões a que nos dedicamos, e na vida”. Com esta declaração, o assessor técnico da Secretaria de Estado da Cultura, Lindolfo Amaral fez a abertura oficial do evento. A solenidade de abertura contou ainda com a participação do Conjunto GMC, do Projeto “Música no Campo”, que é realizado no Povoado Gado Bravo Sul, em Nossa Senhora das Dores.

A discussão em torno da atividade de contação de histórias teve início com a Mesa Redonda “Os desafios do contador de histórias no século XXI”, tema principal do evento. ?A contação de histórias está presente na vida da criança desde que ela não sabe ler, a partir da infância. Ela é transmitida a partir dos pais, avós, que lêem histórias. Esse é o seu primeiro contato com o universo literário?, pondera a Bibliotecária e Diretora da Biblioteca Pública Infantil Aglaé Fontes, Cláudia Stockel.

Para a contadora de histórias e arte educadora, Lucrécia Georgia Leite, convidada especial do encontro, a temática que irá nortear as atividades é extremamente pertinente. ?O principal desafio do contador de histórias é preservar a palavra. Através das histórias, nós conseguimos preservar a cultura popular, a identidade de cada localidade. Por meio da contação, nós contamos a nossa própria história?. Por conta disso, de acordo com a educadora, o papel do contador de histórias tem ganhado maior destaque dentro dos processos de formação educacional. ?Nos últimos dez anos, o profissional na narração de histórias tem sido valorizado porque ele agrega valor às atividades desenvolvidas pela instituição escolar, no trabalho em parceria com o bibliotecário ou mesmo com o professor, sendo um agente ativador da palavra, do incentivo à leitura?, complementa.

A iniciativa da Secult na promoção deste evento, por meio das Bibliotecas Públicas revela a importância que é dada à atividade. ?Os contadores de história estimulam que o interesse na leitura por parte das crianças. Temos obrigação de contribuir para que eles sejam cada vez mais valorizados?, declara o Secretário de Cultura, Elber Batalha.

A programação do encontro ainda conta com a realização de oficinas e debates. Maiores informações podem ser obtidas por meio do telefone (79)3179-1965 ou 3179-1907.

Fonte: ASCOM